Juliana Tinoco



Adolescência saudável
A saúde do adolescente tem como características as ações e o enfoque preventivo e educativo dirigido a todos os jovens entre 10 a 19 anos. Nesta dica abordaremos três aspectos importantes para uma adolescência saudável:
Saúde bucal:
Cuidar dos dentes não é só uma questão de beleza. Eles são fundamentais para a saúde geral do corpo. Antes de escová-los, passe o fio dental delicadamente entre eles; escolha uma escova de cerdas macias para não machucar a gengiva; não é necessário usar muita pasta de dente, o mais importante é escovar de forma correta. Com os dentes limpos, escove também a língua; fazendo isso após as refeições e, principalmente, antes de dormir, sua boca estará livre de cáries e de problemas na gengiva.
Alimentação:
Para ser saudável, a alimentação precisa ser saborosa, colorida, acessível e equilibrada em termos de nutrientes. Estes são os dez passos para uma alimentação saudável:

1. aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras;
2. coma feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana;
3. reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos;
4. reduza o consumo de sal;
5. faça pelo menos três refeições e um lanche por dia;
6. reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar;
7. reduza o consumo de refrigerantes;
8. aprecie a sua refeição, coma devagar;
9. mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis;
10. seja ativo! Movimentes-se para ser feliz!
 
Acne:
Os hormônios fazem o corpo produzir um pouco mais de gorduras, que se acumulam e tampam os poros da pele, provocando o aparecimento de cravos e espinhas. Você não deve espremê-los, pois podem inflamar e deixar marcas na pele. Para cada tipo de acne há um tratamento. Procure um dermatologista e ele vai indicar o mais apropriado para o seu caso, mas não tenha pressa, pois um bom tratamento costuma demorar uns três meses para mostrar os resultados. De qualquer forma, ter uma alimentação saudável e balanceada ajudará muito a saúde de sua pele.







O que é o IMC - Índice de Massa Corporal? 

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura da pessoa. O IMC é um indicador da gordura corporal. Apesar do IMC não medir a gordura diretamente, pesquisas mostram que ele se relaciona aos métodos de medição direta. O Índice de Massa Corporal pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal.
Como o Índice de Massa Corporal (IMC) é usado? 

O IMC é usado como uma ferramenta para identificar possíveis problemas de peso para adulto. Entretanto, o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico. Por exemplo, a pessoa pode ter um IMC alto, porém para determinar se o excesso de peso é um risco para a saúde o médico precisa fazer mais análises que podem incluir medição das dobras cutâneas, avaliação da dieta, atividade física, histórico familiar, etc.
Como calcular o IMC 

O IMC é calculado pela seguinte fórmula: Peso em kg / (altura em metros) 2
Por exemplo, se uma pessoa tem 68 kg e 1,65 m de altura, seu IMC é = 68 / (1,65)2 = 24,98.
Interpretação e tabela do IMC 

Para adultos acima dos 20 anos de idade o IMC é interpretado usando padrões de categorias de peso que são as mesmas para todas a idades e sexo. Para crianças e adolescentes, o IMC leva em consideração o sexo e idade. 

O padrão de classificação pelo IMC é dado pela seguinte tabela:
IMC
Classificação
Abaixo de 18,5
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9
Peso normal
Entre 25,0 e 29,9
Sobrepeso
Acima de 30
Obesidade

O quanto confiável é o IMC como indicador de gordura corporal? 

A correlação entre o IMC e a gordura corporal é bastante forte, porém varia conforme sexo, etnia e idade. Essas variações incluem os seguintes exemplos:
* No mesmo IMC mulheres tendem a ter mais gordura que homens.
* No mesmo IMC, idosos em geral tendem a ter mais gordura corporal do que adultos jovens.
* Atletas bem treinados tendem a ter IMC mais alto devido mais à quantidade de músculos do que de gordura. 

Também é importante lembrar que o IMC é somente um dos fatores relacionados ao risco de doenças devido ao peso. Para avaliar a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas à obesidade também é recomendável:
* Medir a circunferência da cintura, uma vez que a gordura abdominal representa mais riscos à saúde.
* Avaliar outros fatores de risco da pessoa como pressão alta ou sedentarismo. 

Se um atleta ou pessoa musculosa tiver um IMC maior que 25, ainda assim considera-se que está acima do peso? 

É importante lembrar que o IMC não mede a gordura corporal diretamente e que o peso da pessoa inclui não só gordura, mas músculos também. Como resultado, algumas pessoas com IMC elevado podem não ter alto percentual de gordura corporal. Por exemplo, atletas bem treinados podem ter IMC maior devido aos músculos e não à gordura corporal.



AS DICAS DE SAÚDE PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR

Com essas dicas simples você, também , poderá abandonar vícios, sair do sedentarismo, melhorar hábitos alimentares e assim, conquistar a tão sonhada Qualidade de Vida :

- Durma pelo menos 8 (oito) horas e tente acordar sem despertador. Ele é uma agressão ao organismo;
- Alimente-se em pequenas quantidades a cada 3 (três) horas;
- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível;
- Exerça alguma atividade física pelo menos 3 (três) vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte;
- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar;
- Dedique pelo menos 15 (quinze)minutos do dia à Meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida;
- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizantes;
- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro e álcool;
- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre;
- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões e procure respirar mais profundamente.
Faça elogios com mais frequência. Essa tática funciona como um imã e faz com que todos queiram estar a seu lado.
- Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro;
- Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer;
- Não saia de casa sem se alimentar. Coma pelo menos uma fruta e 15 minutos depois, um cafezinho;
- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem mais fome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e você terá mais fome pela manhã;
- Coma equilibradamente na hora do almoço. Uma refeição mal combinada trará péssimo rendimento no trabalho;
- Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato, 30 (trinta) minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento.- Arrume um espaço na sua Agenda, coloque seu nome na Agenda para fazer ginástica, como o horário do almoço, por exemplo. Se pela manhã ou noite é impossível;
- Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa;
- Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e observe os movimentos dos animais (cão, gato, etc.). É excelente para relaxar.
- Não perca muito tempo do seu dia no trânsito. Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto ou visite uma livraria e faça uma boa leitura enquanto aguardar uma melhor hora para ir para casa ;
- Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã. A luz ajuda o cerébro a perceber que já é dia.
Se conseguirmos assimilar e aplicar a essas dicas em nosso dia a dia, com certeza viveremos melhor ...


Mas quem diria que ter um pouco de paz de espirito poderia ser uma missão impossível? Realmente, nos dias de hoje a tão sonhada tranqüilidade e sensação de bem-estar muitas vezes não nos são permitidas nem nas noites de sono!
E de pensar que se você não tiver o mínimo do bem-estar, poderá além de levar uma vida totalmente de estresse, ainda poderá receber como presente algumas doenças que se desenvolvem por não ter uma vida mais “calma”.
A procura pelo bem-estar é razão de muitas visitas na internet nas páginas de pesquisa.
E olha que cada vez mais adolescentes tem procurado saber como ter bem-estar e qualidade de vida. É incrível, porque não há muito tempo atrás adolescentes ainda brincavam de bola e boneca.
Mas de tanto levantar acordado seja para o trabalho ou a escola, pensar que mais um dia você terá que aturar seu patrão que acha que é o dono da verdade, ou aturar aquele professor que não sabe explicar a matéria ou aquela sala barulhenta, você começa seu dia sem o mínimo de bem-estar, e é assim que ele termina.
Algumas atitudes podem ser mudadas, veja quais são e aprenda a ter bem-estar:
Estique-se lentamente ao acordar.
Uma boa alongada pode fazer milagres por sua disposição durante o dia, bem como por seus músculos, evitando levantar de mau jeito e ter dores durante o dia todo.
Agradeça. Sim, se tem uma coisa que pode fazer muito bem é olhar para você, para o seu corpo com o qual vive implicando e agradecer o papai do céu por permitir a você mais um dia de vida e mais uma oportunidade para fazer as coisas diferentes.
Tome água. Antes mesmo de fazer sua primeira refeição, que tal colocar dentro do corpinho um líquido tão precioso que elimina muitas toxinas?
Entre essas coisas, alimentar-se bem,
fazer exercícios físicos de forma regular,
saber administrar seu estresse,
ter boas relações,
evitar vícios
e ainda ter uma boa noite de sono são outras coisas que contribuem bastante para o bem-estar.


=*.*=Então siga as dicas e perceberá que seus dias melhorarão bastante. *.~